Trabalho de detectores eletrostático
Eletroscópio de folhas
Matérias utilizados:
- recipiente de vidro
-arame
- papel alumínio
-fita isolante
-bexiga
Construção do trabalho:
Utilizamos um recipiente de vidro, e furamos a tampa para passar o arame. Pegamos o arame e dobramos ele em formato de “u”como um gancho, e colocamos as tiras de alumínio penduradas nele. Usamos a fita isolante para prender o arame e depois coloquei a bolinha de alumínio na ponta
Usando a bexiga, que estava com carga neutra, realizamos o atrito no cabelo, fazendo ela ficar com carga negativa. Depois aproximamos a bexiga no eletroscópio e as folhas de alumínio que estavam dentro do recipiente se repeliram, já que toda a carga negativa foi para a ponta .
Pêndulo eletrostático
Materiais utilizados:
- bloco de madeira
- parafuso
- arame
-linha de pipa
-papel alumínio
Construção do trabalho:
Começamos utilizando um bloco de madeira para fazer a base do pêndulo, em seguida furamos a madeira aonde ia colocar o parafuso. Com o pedaço de arame, dobramos ele para encaixar o parafuso e ficar preso ali na base, depois amarramos o fio de pipa no arame e colocamos a bolinha de alumínio na ponta.
Quando o pêndulo ficou pronto, utilizamos a bexiga que estava com carga neutra e por meio do atrito deixamos ela com carga positiva. Quando aproximamos a bexiga do alumínio ela atrai a bolinha, pois as cargas positivas da bexiga afasta positivas do alumínio, atraindo cargas negativas.
Na segunda parte da experiência, o processo é o mesmo do primeiro, mas vamos afastar a bexiga para que o alumínio fique positivo e ao reaproximarmos a bexiga os dois irão se afastar, pois ambos estarão com carga positiva.
Comentários
Postar um comentário