Postagem da semana 26/05

 Perguntas para ex aluno do Idesa que realizou o lançamento do foguete!

Aluno: Matheus Lopes Agostinho 

Ano de lançamento: 2019

Blog que eles realizavam as postagens: https://grupo7fisica3em.blogspot.com/


1. Que força impulsiona o foguete?

A força que impulsiona o foguete é a força da pressão do ar que empurra a água para fora da garrafa pet. Em termos físicos essa força é chamada de empuxo.


2. Como foi o processo de criação e a divisão de funções? 

O processo de criação do foguete começou com a divisão de tarefas de cada integrante do grupo. O líder foi o Renan Estéfano, que realizou a divisão do grupo. Eu e meu amigo Luís António ficamos com a criação do foguete. Também fiquei responsável, junto com minha amiga Camila Cardone pelos cuidados do blog. Camila também foi a chefe de segurança. A criação da base ficou aos cuidados de Lucas Carvalho. O paraquedas foi feito pelo integrante Nicolas Moscardo. 

Após a divisão das funções, cada integrante teve o prazo de 15 dias para entregar o resultado de cada parte. Após isso, realizamos reuniões semanais entre todos os integrantes do grupo para realizarmos a montagem do foguete e os testes. Sempre que a gente percebia algum problema, realizávamos as anotações necessárias para que pudéssemos arrumar na semana seguinte. 

3. Foram realizados quantos testes até que chegasse no resultado final

Para chegarmos no foguete ideal, realizamos uma média de 30 testes, visto que a cada semana era realizado uma média de 5 testes. 

4. Qual tempo estimado de queda do foguete?

De acordo com as anotações realizadas pelo professor no dia da competição, o nosso foguete teve o tempo de queda de 04,53 s. Com esse resultado ficamos em 5º lugar na competição.

5. Qual foi a maior dificuldade na elaboração do projeto?

Meu grupo enfrentou duas dificuldades na realização do projeto. A primeira foi a questão do vazamento de água do foguete. Sempre que colocávamos o foguete na base percebíamos que água começava a pingar. Após alguns ajustes e correções, o problema foi resolvido. O segundo problema enfrentado foi com o paraquedas. Nosso grupo não estava achando um paraquedas eficiente para segurar o nosso foguete por mais tempo no ar. Após alguns testes conseguimos achar o paraquedas ideal.

6. Lições tiradas com o experimento realizado?

Após o experimento realizado, foram possíveis tirar algumas lições, tanto na parte da matéria aprendida quanto lições sociais. Aprendemos como funciona o lançamento de um foguete, quais as forças aplicadas para que o foguete seja lançado. Aprendemos também sobre o impacto do paraquedas no foguete, que tem a função de segurar o foguete por mais tempo no ar. O projeto foi bom para que pudéssemos aprender a matéria na prática, de forma descontraída. Também aprendemos a delegar funções, cobrar os colegas quando necessário, aprendemos a lidar com os prazos impostos pelo professor. Também aprendemos a lidar com os desafios e não desistir até que tudo esteja resolvido da melhor maneira possível.


segue imagem do foguete deles:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste do foguete no monarka

Relatório sobre as correções dos erros do grupo parceiro